quinta-feira, 20 de junho de 2013

Retiro de Experiência de Oração


Ola caros irmãos, é com muita alegria que convido a todos vocês a participarem conosco do nosso Retiro de experiência de oração, que sera realizado nos dias 27 e 28 de Julho, dentro da Paroquia Nossa Senhoras dos Remédios no Auditório Sto Augustinho.

O tema que iremos nos aprofundar sera João 4,14 "mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna".

Sabemos que havia uma rixa entre os judeus (aqueles que não se misturavam, através do casamento, com outros povos) e os samaritanos (judeus que se misturaram com outros povos, através do casamento). E o motivo deste atrito era porque os judeus não aceitavam o casamento misto dos samaritanos.
Eles não permitiam que os samaritanos frequentassem o templo, por isso, estes construíram o seu próprio templo indo mesmo de encontro a Deus.
O povo judeu zelava pela pureza da raça e não aceitava a ascendência mista dos samaritanos.


Os judeus rejeitavam os samaritanos mas Jesus os amava e queria dar a eles a salvação eterna.

A decisão dEle de parar junto à fonte de Jacó teve como resultado a salvação da nossa personagem principal - a mulher samaritana - e a de muitas pessoas que moravam em Samaria. Ela morava em Sicar e, á hora sexta (meio dia) caminhava até o poço para apanhar água.
Era comum, naquela época, as mulheres mais novas de uma casa, irem buscar água no poço para suprir as necessidades. Geralmente, elas preferiam fazer isto no fim da tarde quando o tempo estava mais fresco. Ao contrário delas, a mulher samaritana estava indo apanhar água, ao meio dia ("hora sexta" como diz a Bíblia em João 4:6), talvez por ser desprezada por elas.
Ela jamais poderia imaginar que o que Jesus estava dizendo era: "... aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna" (João 4:14). Esta água oferecida por Jesus à mulher samaritana era um tipo de água que iria saciar, para sempre, a sua sede - a Palavra de Deus que a levaria a ter uma vida eterna no céu.
Apesar de ser pecadora, ela foi humilde e creu que Jesus tinha a "água viva"

Esperamos você para darmos continuidade nesta narrativa de João, e quem sabe não chegou a sua hora de beber desta água que sera dada por Jesus.

As fichas estão disponíveis no dia do nosso grupo de oração ou no expediente Paroquial Nossa Senhora dos Remédios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário